Oi turma, venho lhes contar um pouco de algo que usei por muitos anos para ganhar peso.
Vim lhes falar um pouco de como foi quando usei gastrostomia.
A gastrostomia é a colocação de uma sonda que fica na região do estômago e esta sonda tem uma parte que fica para fora, em alguns casos fica uma mangueirinha e em outros casos um botãozinho mais discretos e por dentro ela fica presa pois na pontinha dela tem um balãozinho de ar que os médicos enchem para não sair.
A colocação é feita através de uma endoscopia por médicos especializados e seu uso é recomendado quando o paciente não consegue ganhar peso com sua alimentação.
Bom, falei mais do que sei e vou contar mais de como foi comigo usar esta sonda.
Eu tinha 19 anos na época, e meu peso sempre foi bem abaixo do peso, era muito difícil já se alimentar, muito mesmo, a tosse não dava tréguas, e com toda esta tosse, o estômago vivia enjoado, e eu sempre sem apetite.
Nesta época, eu com meus 1.81 metros de altura estava pesando 49 kilos, imaginem, tava magro, mas bem magro mesmo, e internado tratando de uma hemoptiase já.
Foi dai que os médicos me falaram que o ideal seria a colocação da gastrostomia, para recuperar o peso, pois com o peso mais alto o risco de infecções também diminuia, e meu peso tava muito abaixo do que precisava mesmo.
Aceitei que colocassem, e assim foi feito.
Foi tudo feito num centro cirúrgico, eu anestesiado e foi bem tranquila a colocação.
Ao acordar realmente me assustei com aquela mangueirinha saindo do meu estômago, era algo estranho, e como era, ainda me lembro como era.
A primeira que coloquei era com a mangueirinha mesmo, dai ficava uma mangueirinha pendurada, que eu colava sua ponta do lado da costela para ela ficar mais colada ao corpo, mas e pra andar com aquela mangueirinha por baixo da camiseta? Nossa eu ficava no começo olhando pra camiseta toda hora.
Realmente era algo que incomodava a mim, mas mais pelo visual do que pela sonda.
Lembro que ficou meio dolorido nos primeiros dias, coisa bem leve mesmo, mas depois foi tranquilo.
O que pegava mesmo era a preparação, tinha uma bomba de infusão aqui em casa que nos foi emprestada e minha mãe toda noite preparava uma dieta especial para colocar em frascos que corriam a noite toda pela sonda, indo direto ao meu estômago.
Era assim, de dia eu comia o que desse, dai de noite ficava ligado na bomba de infusão recebendo a dieta por sonda e também tomava as enzimas no começo e no final da infusão. Ficava acho que umas 10 horas recebendo durante a noite, era um volume de 1000 mls de um preparado que receitaram pra minha mãe. Era ruim porque minha mãe acordava toda noite pra trocar de frasco, era frasco de 500 mls, puxa como foi sofrido pra minha mãe esta época.
E eu usei toda noite por mais de ano pelo que lembro.
Mas realmente o peso subiu com este tratamento, e como subiu, é algo que realmente funciona.
Mas também tinha dias de acordar com o estômago cheião, de não conseguir tomar café, ou mesmo ficar estufado, enfim, tive prós e contras claro. Outro contra era que a sonda em algumas vezes estourava o balãozinho que ficava por dentro do estômago, e por muitas vezes tive que trocar ou por outra sonda igual, ou mesmo pelo botton(o botão) era até melhor, era colado ao estômago e eu ficava mais aliviado, mas era bem mais caro também.
Bom este foi um pouco do que passei quando usei gastrostomia, usei por mais ou menos 7 anos, dos 49 kl com 19 anos cheguei aos 63 e mantive neste peso, e dai recebi dieta por sonda 3 a 4 vezes por semana apenas, era mais espaçado e mais tranquilo, e fui para o transplante de pulmão usando ela ainda e fiquei por mais 6 meses após para eventual necessidade, mas não usei ela mais depois do transplante e já tirei a mais de 5 anos.
Hoje tenho uma cicatriz na barriga que chamo de segundo umbigo, rsrs, mas foi realmente bem útil usar gastrostomia.
Abraços e até uma próxima turma, fiquem com Deus...ED.