quinta-feira, 19 de maio de 2011

Descontração também ajuda no tratamento

Ao longo dos anos, tanto pais como pacientes acabam se enchendo de idas e vindas ao hospital, e acabam em muitas ocasiões ficando estressados, desanimados entre outros sintomas negativos e que podem agredir a saúde, tanto física quanto psicológica.
Mas o que fazer? Como evitar toda esta rotina que em muitos casos é necessária e contínua?

Bom, tem realmente períodos que nós pacientes necessitamos ficar internados, ou com cuidados mais intensos mesmo, mas também tem momentos da vida que devemos fazer algo para desestressar, sair mesmo desta rotina que entre idas e vindas nos torturam.

Uma boa alternativa, sempre que possível, é ir viajar, ir visitar algum parente ou amigo distante, ir ver os primos no interior, enfim, sair por um tempo para um novo ambiente, onde se possa estar livre das preocupações mais comuns do dia a dia.

Sei que não é fácil e nem tão simples assim, mas sempre que possível vá com toda sua família num passeio, mesmo que por um fim de semana, para algum lugar mais sossegado, onde se sinta bem e em paz.
Fará um bem enorme, ajudará inclusive sua saúde a melhorar, seja você o pai, a mãe, o paciente, ou todos ao redor.
E também sua alto estima ficará melhor, e nada melhor para saúde do que uma boa injeção de ânimo com uma boa dose de diversão e descontração.

Lhes garanto, ajudará e muito a enfrentar o dia a dia com FC.
E  apenas lembre sempre, leve os remédios, a inalação, não descuide, mas também não fique preso como se não pudesse mais se divertir por estar doente, nada disso, ao contrário, você pode sim ser muito feliz, sempre.
Fiquem todos com Deus, abraços e até uma próxima!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Meios para se distrair em uma internação prolongada

Algumas maneiras de se distrair quando precisar ficar internado

Quantas e quantas vezes nós pacientes precisamos ficar "de molho" num hospital para tomar antibióticos pela veia, não é mesmo.
E quantas vezes ficamos agoniados por ver que o tempo não passa por lá.
Bom como já tive várias e várias internações, sei bem o que é ficar num leito de hospital e ver que lá dentro o tempo não passa.
Bom para ajudar a aliviar um pouco destas internações, há algumas dicas que podem ajudar a passar o tempo, ou mesmo tirar um pouco o foco da parte chata e complicada que todos passamos e ajudar a ter um tratamento mais confortável na medida do possível.

Tente conhecer outros pacientes: Em muitos casos a pacientes bem no quarto ao lado que podem querer conversar tanto quando você que esta ali internado, procure sempre se interagir com outros pacientes, uma boa conversa ajuda e muito a passar o tempo e a distrair bem a mente;

Tenha algum jogo a mão: Pode ser um baralho, um jogo de tabuleiro, ou mesmo algum videogame, claro desde que a política do hospital permita que você possa levar eles para o quarto, mas vale a pena perguntar se pode para a equipe de enfermagem ou mesmo seu médico;

Tenha um caderno em mãos: E escreva nele, conte sua vida ali, sua estadia. Se seu lance não for escrever, você pode desenhar, rabiscar, mas ajuda a passar o tempo também;

Faça origamis: Dobraduras são um ótimo passatempo, e ajudam muito nestas horas em que ficamos por lá internados.

Bom estas são algumas dicas que já experimentei em muitas das internações que tive, espero que possam ajudar a todos, abraços e até uma próxima.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fisioterapia é importante?

Boa noite a todos, venho aqui lhes falar de algo muito importante na vida de um paciente com FC.
Fisioterapia.
Sei que muitos pacientes não fazem, sei que é difícil fazer tapotagem por exemplo em crianças muito novas.
Mas garanto a todos, é um tratamento que dá muito resultado.

A fisioterapia, que deve sempre ser aconselhada por uma equipe de fisioterapeutas especializados no tratamento com pacientes com FC, deve se iniciar mesmo que a criança que foi diagnosticada com a doença não apresente nenhum sintoma respiratório, ao contrário, ela se torna um tratamento mais importante nesta fase para retardar o máximo possível o aparecimento de uma infecção oportuna que afete os pulmões, e que pode ser mais complicada de tratar quando já esta avançando num quadro infeccioso.

A fisioterapia não se resume somente aos exercícios de espectoração feitos pelo paciente, mas também envolve o condicionamento físico para que numa situação mais grave o paciente tenha mais resistência e força para enfrentar os longos dias de internação para tomar antibióticos pela veia, ou mesmo quando esta mais debilitado em casa mesmo, com os exercícios ele adquire mais pique para conseguir superar estas fases difíceis de enfrentar.

Outro ponto importante com os exercícios, é que muitos remédios que tomamos nos fazem perder massa muscular, e com isso a resistência até mesmo para atividades simples do dia a dia, mas se nos exercitamos esta perda diminui muito, o que traz muito mais benefícios aos pacientes, evitando assim também que as infecções apareçam com mais frequência.

Hoje praticamente todos os grandes centros de referência no tratamento da FC possuem uma equipe especializada de fisioterapeutas que podem orientar sobre qual o melhor tratamento e exercícios mais recomendados para o tratamento ai do seu filho, sua filha, ou mesmo você que se trata de Fibrose Cística.

Não descuide, procure orientação com seu médico, e ele lhe encaminhará para esta equipe de pessoas maravilhosas que só te farão bem!

E lembrem: Sem fazer cara feia viu, Fisioterapia é Vida!!!!

Abraço a todos, fiquem com Deus!