Boa noite meus amigos e amigas, bom hoje venho lhes falar sobre um assunto que considero delicado, mas que pode ocorrer algum dia com algum de vocês, e é melhor ter informações sobre como lidar com este episódio.
Hemoptise, é quando o paciente tosse e sai sangue junto com a secreção. Geralmente sai um emplasto de cor vermelha viva, mas numa quantidade bem pequena mas que causa um susto enorme, tanto no paciente como nos cuidadores.
Bom em muitos casos isso ocorre porque a infecção está tão forte nos brônquios que acaba por empurrar algum vazinho que passa por ali, e este se rompe, o que causa o sangramento, que logo é espelido numa tosse mais forte.
Em outros casos o mesmo sangramento pode ocorrer quando a infecção está tão forte que acaba atingindo uma artéria pulmonar mais calibrosa, dai ocorre um episódio de sangramento mais forte, e que se torna necessário em alguns casos uma artériografia ou embulização.
Este procedimento é quando é introduzido um cateter pela artéria da virilha, e este cateter vai sendo monitorado pelos médicos através de uma máquina que parece um aparelho de raio-x bem grande, e ali é introduzido contraste para que o médico veja o local do sangramento e através do cateter consegue estancar o sangramento obstruindo aquela passagem e evitando assim que o vaso se rompa novamente.
Nestes casos além do tratamento com antibióticos o paciente pode necessitar de internação mais prolongada para tratar da infecção que estava num grau mais forte.
Quando é um sangramento mais simples, em alguns casos apenas antibióticos em casa podem auxiliar com que a infecção regrida evitando assim uma internação.
Em todos os casos o melhor é sempre consultar seu médico e perguntar o que fazer, sei que assusta, pois tive muitos episódios assim ao longo desta minha jornada, e sei o quando para nós pacientes é assustador e desconfortável ver acontecer, mas uma dica que sempre me deram, é quando acontecer, evitar forçar a tosse e se o paciente conseguir sentir de onde veio o sangramento no pulmão deitar sempre do outro lado para diminuir a pressão sanguínea na região que estiver acontecendo o sangramento.
Espero que este texto que, embora seja um assunto muito delicado, possa ajudar a pessoas que passaram por este episódio a saber como proceder, e que possa ser de ajuda a todos.
Até uma próxima postagem, fiquem com Deus...ED.
Acabei de ter esse episódio... foi assustador. Nunca tinha passado por isso até então. Ler esse post me ajudou muito. Obrigada, muito obrigada mesmo.
ResponderExcluir