A Fibrose Cística é uma doença hereditária que faz com que determinadas glândulas produzam secreções anormais, acarretando vários sintomas, sendo os mais importantes afetam o trato digestivo e os pulmões.
Essa doença afeta praticamente todas as glândulas exócrinas.
As secreções são anormais e afetam a função glandular. Em algumas glândulas, como no pâncreas e nas glândulas intestinais, as secreções são espessas ou sólidas e podem causar obstrução completa da glândula.
As glândulas produtoras de muco presentes nas vias aéreas dos pulmões produzem secreções anormais que obstruem as vias aéreas e permitem a multiplicação de bactérias.
As glândulas sudoríparas e parótidas e as pequenas glândulas salivares secretam líquidos que contém uma quantidade de sal superior à normal.
Fibrose Cística também é conhecida como "A Doença do Beijo Salgado", pois o suor do paciente contém mais sal do que o normal, então fique atento a este sintoma, um dos principais e que pode ser notado facilmente pelo beijo da mãe no rosto do filho.
Principais sintomas:
Pneumonia de repetição;
Tosse crônica;
Desnutrição;
Movimentos intestinais anormais;
Pólipos nasais;
Sabor muito salgado na pele, sentido muitas vezes através do beijo da mãe no rosto do filho;
Alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés;
Dificuldade de ganhar peso.
Diagnóstico:
Teste de suor;
Teste do pezinho;
Exame genético.
Tratamento:
Uma boa hidratação, além da reposição de sódio em dias muito quentes, onde a perda de sal no suor é mais intensa;
Uma boa alimentação rica em calorias e sem restrições a gorduras;
Reposição das vitaminas A, D, E e K, que o organismo não consegue repor naturalmente;
Suplementação de enzimas pancreáticas;
Inalações diárias com soro fisiológico, broncodilatadores e remédios que sejam necessários para eliminação da secreção acumulada nos pulmões;
Fisioterapia respiratória que auxiliará na limpeza dos pulmões, na eliminação da secreção e na melhora da respiração do paciente;
Acompanhamento multiprofissional sempre, para que o paciente tenha todo suporte ao tratamento que precise realizar.
Recomendações:
Sempre que surgirem sintomas como os descritos acima, procure um médico especializado, a Fibrose Cística ainda é uma doença sem cura, mas que tem tratamento, e um tratamento que vem evoluindo ao longo dos anos com bastante avanço e melhoras no quadro clínico dos pacientes.
Lembre sempre:
Diagnosticar é o melhor remédio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário